sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Na fotografia estamos felizes...


"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória."

- Henry Cartier Bresson

Eu me apaixonei por fotografia bem pequena, minha avó guardava fotos em uma caixa de bolachas (é assim que chamamos onde moro) bem, a caixa era de lata e já estava enferrujando e eu ficava olhando aquelas fotos, muitas do início do século 19. Um dia sentei-me ao lado dela e pedi que me contasse sobre aquelas pessoas, que me falasse nomes e o que significavam para ela, consegui alguns nomes, parentescos, mas a muitas ela já não sabia mais quem eram...
Eu herdei essa caixa, na verdade a única coisa que herdei de minha avó, mas pra mim foi como receber um tesouro que guardo até hoje.
Pode parecer exagero meu, mas quando me contam de incêndio em casa, a segunda coisa que quero saber, depois de saber que ninguém se feriu gravemente, é se salvaram as fotos, posso perder tudo do meu PC, mas as minhas imagens...NÃO.

P.S. : fotografia tirada no Guarujá no dia 20 de novembro de 1936.

Nenhum comentário: